Finanças pessoais para crianças: 7 dicas para ensinar desde cedo
12/10/2023Networking profissional: entenda a importância para empreendedores
23/10/2023
O desenvolvimento econômico de uma sociedade é estabelecido por meio de diversos indicadores e reflete uma melhora do bem-estar geral de um país. Ainda, essa questão é impactada por diferentes frentes, como o microcrédito.
De modo geral, o microcrédito costuma ter um papel significativo na elevação de indicadores da economia e da qualidade de vida dos brasileiros. Isso ocorre porque o crédito auxilia no crescimento do empreendedorismo ao fornecer recursos para que pequenos empreendedores invistam em seus negócios, possibilitando que eles cresçam, se consolidem e se tornem mais rentáveis.
Quer aprender mais sobre o tema? Continue a leitura e entenda a influência do microcrédito no desenvolvimento econômico!
O que é o desenvolvimento econômico?
O desenvolvimento econômico diz respeito à melhora considerável na qualidade de vida de uma população. Para isso, consideram-se indicadores quantitativos e qualitativos para medir os resultados da economia.
Uma das referências utilizadas para indicar a situação econômica do país é o Produto Interno Bruto (PIB). Ele é definido pelo total de bens e serviços produzidos em determinada região durante um período específico.
No entanto, ele é bastante utilizado na análise do crescimento econômico. Logo, é preciso ter cuidado para não confundir desenvolvimento com crescimento. O primeiro possui uma compreensão mais ampla, abrangendo o avanço da economia, mas não se limitando a esse ponto.
Logo, o desenvolvimento econômico contempla o avanço do PIB, mas também usa outros fatores como:
- distribuição de renda;
- aumento da expectativa de vida;
- segurança econômica.
Nessa lógica, o conceito é composto por diversas análises socioeconômicas e mensura o nível de prosperidade de diferentes localidades.
O que é microcrédito?
Apesar de não haver um consenso a respeito das maneiras de se atingir o desenvolvimento econômico em um país, o microcrédito tem forte influência nos indicadores sociais. Como o nome revela, ele é um empréstimo de pequenos valores.
Em geral, a solução é destinada a trabalhadores informais e empreendedores que atendam ao limite de faturamento do serviço. Além disso, suas taxas estão entre as mais baixas do mercado, variando com a instituição que o oferece.
Logo, o microcrédito pode ser vantajoso quando comparado a outras alternativas financeiras. Além das taxas de juros reduzidas, essa alternativa inclui uma menor burocracia na liberação do crédito. A solução também requer menos garantias e documentos em sua solicitação.
No caso do microcrédito orientado, ainda é possível obter apoio profissional para definir como a quantia deve ser utilizada. Assim, há a chance de contar com orientações estratégicas para alcançar resultados no mercado.
Qual é o cenário do microcrédito no Brasil?
Além de aprender como o microcrédito funciona, é imprescindível entender o cenário brasileiro em que ele está inserido. O microcrédito surgiu no Brasil em 1973, desenvolvido pela União Nordestina de Assistência a Pequenas Organizações. Em 1990, começam a ser desenvolvidos os primeiros programas governamentais de microcrédito.
Desde então, surgiram inúmeros planos públicos voltados para pequenos empreendedores, como o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). Essas propostas de incentivo buscam estimular o empreendedorismo e superar eventuais dificuldades financeiras.
Um exemplo relevante envolve as restrições impostas pela pandemia do covid-19. Devido às limitações impostas, muitas empresas pararam suas produções e, consequentemente, diminuíram seu faturamento. Desse modo, a economia oscilou e muitos empreendedores foram impactados.
O impacto do isolamento social foi ainda mais notável em micro e pequenos negócios. Nessa perspectiva, o microcrédito foi uma alternativa para que pequenas empresas permanecessem no mercado.
Diante desse contexto, a movimentação financeira do setor superou R$ 10 bilhões no período da pandemia, reforçando sua influência no desenvolvimento econômico do Brasil.
Ainda, tendo em vista a importância do microcrédito, diversos Governos estaduais e municipais criaram programas próprios. Por meio de diferentes propostas, os Governos dos estados seguem motivando a criação de empresas e a consequente movimentação da economia local.
Qual a importância do microcrédito no desenvolvimento econômico do país?
Como você aprendeu, o microcrédito permanece sendo um tópico relevante no contexto brasileiro. Dessa forma, ele continua impactando significativamente o desenvolvimento econômico do país.
Na prática, a influência do microcrédito no progresso econômico se deve aos incentivos às micro e pequenas empresas. Isso porque, ao estimular o surgimento de novos negócios e a manutenção de pequenas empresas, o microcrédito aumenta a oferta de vagas de empregos.
Consequentemente, ele pode impactar na redução dos índices de desemprego e no aumento da renda da população. Com a elevação do poder aquisitivo dos brasileiros, é possível estimular a economia e beneficiar o faturamento de diferentes negócios.
Nesse caso, também é comum a intensificação da arrecadação tributária, gerando mais oportunidades de investimento público em infraestrutura e programas diversos.
Portanto, a concessão de empréstimos a pequenas empresas de forma facilitada possibilita o crescimento de renda de todos os brasileiros. O cenário contribui para a expansão da economia e para a melhora da qualidade de vida.
Como contatar o microcrédito?
Após conhecer a importância do microcrédito no desenvolvimento econômico, você pode ter percebido que essa é uma opção para o seu negócio. Nesse sentido, é interessante entender como realizar esse empréstimo de maneira segura.
Confira o passo a passo:
- confira os requisitos: é preciso ser maior de 18 anos, ser pessoa jurídica, MEI ou empreendedor informal e ser aprovado na análise socioeconômica;
- escolha a instituição financeira: a pesquisa das instituições que oferecem o microcrédito é essencial para encontrar a alternativa ideal para atender às suas necessidades;
- entenda as alternativas disponíveis: ao avaliar as ofertas disponíveis nas instituições, compare taxas de juros e verifique o custo efetivo total (CET);
- solicite o crédito: entre em contato com a instituição de sua escolha, envie os documentos necessários e aguarde a liberação.
É preciso ter em mente que o valor do crédito dependerá da sua capacidade de pagamento, o porte e as necessidades do seu negócio. O microcrédito também possui como finalidade específica o crescimento de pequenas empresas.
Desse modo, os recursos não deverão ser utilizados em situações pessoais. Ademais, se o crédito for do tipo orientado, aproveitar as recomendações dadas por especialistas é uma excelente chance para ampliar as possibilidades de ter sucesso nas estratégias do negócio.
Como você conferiu, o desenvolvimento econômico acompanha diferentes indicadores sociais a fim de determinar e garantir a qualidade de vida de uma nação. Nessa perspectiva, o microcrédito tem papel fundamental por favorecer o empreendedorismo e ajudar na melhoria de diversos indicadores.
Ficou interessado nas possibilidades do microcrédito para o desenvolvimento de negócios? Confira as soluções financeiras da Finsol!


