Atrair novos consumidores e fidelizar o seu público atual é indispensável para se destacar no mercado. Confira 7 ações de marketing para aplicar!
Encantar os clientes e criar uma conexão com o seu público são práticas importantes para empresas se destacarem e consolidarem sua posição no mercado. Para isso, é interessante aplicar ações de marketing visando melhorar a experiência dos consumidores.
Diferentemente do que muitos empreendedores podem acreditar, implementar essas ações não demanda um grande investimento. Há diversas estratégias que, mesmo sem alto custo, podem gerar retornos interessantes para sua marca.
Quer saber quais são as ações de marketing que podem encantar os seus clientes? Neste conteúdo, você verá 7 delas para aplicar. Não perca!
A primeira ação que você pode pensar em aplicar na sua loja, seja ela física ou online, é lançar produtos. Esse é um caminho interessante para despertar a curiosidade do público e atrair clientes.
A razão é que, ao criar esse senso de novidade, você pode deixar o consumidor interessado em conhecer mais sobre os produtos que sua loja oferece e aquecer o mercado. Assim, além de diversificar o catálogo de ofertas, seu negócio pode criar uma nova forma de interação com o público.
Outro ponto interessante é que os lançamentos podem atender a novas tendências de consumo. Com isso, os seus clientes terão a percepção de que sua empresa oferece produtos inovadores, o que contribui para aumentar a satisfação do público.
Porém, tenha em mente que o lançamento de produtos demanda um planejamento estratégico das ações de marketing e campanhas de divulgação. Pensando na experiência do público, você pode criar listas VIP, possibilitar cadastros em pré-venda e até realizar eventos.
Outra ação de marketing interessante é fazer sessões de degustação de produtos. Apesar de ter esse nome, elas não servem apenas para empresas que atuam no ramo de alimentação. Se você está em outro mercado, é possível oferecer testes gratuitos para clientes em potencial.
Durante essas sessões, o seu público terá um contato direto com o produto ou serviço. Quando a experiência é positiva, ela pode agilizar a decisão de compra e trazer mais vendas para o seu negócio.
O motivo é que, com o teste, os clientes podem tirar dúvidas e ganhar confiança no produto oferecido. Além disso, você tem a chance de gerar uma ativação no momento, como uma oferta exclusiva para os que estão experimentando o item.
A terceira ação de marketing para você aplicar em sua loja é fazer sorteios com os clientes. Essa pode ser uma abordagem interessante para ampliar o alcance da sua marca, despertando tanto o interesse de clientes atuais quanto de outros consumidores.
Para entender melhor, imagine que você tem uma loja de roupas. Nesse caso, você pode criar uma oferta em que os clientes que gastarem determinada quantia em compras no mês participarão de um sorteio para ganhar itens ou descontos para a nova coleção de roupas que sua marca lançará.
Essa possibilidade costuma ser vantajosa para atrair clientes e estimular que eles comprem mais — já que essas ofertas despertam senso de urgência. Ao mesmo tempo, você ainda aquece o público para o lançamento da nova coleção.
Você pode promover palestras e workshops para educar e engajar seus clientes. Essas atividades permitem que os participantes adquiram conhecimento relevante e prático de mercado, relacionado com seus produtos e serviços.
As palestras e os workshops também são positivos para posicionar a sua marca como uma autoridade no mercado. Afinal, o público poderá ver sua expertise no segmento, o que tende a ajudar no encantamento e na criação de uma conexão emocional com a marca.
Por exemplo, uma loja de cosméticos pode organizar um workshop de maquiagem, enquanto uma empresa de tecnologia consegue promover palestras sobre tendências digitais. Os eventos ainda criam um ambiente de networking para sua marca e os participantes.
Para gerar encantamento nos seus clientes, é muito importante que eles não se sintam apenas como mais um consumidor ou visitante. Por isso, oferecer um atendimento personalizado é uma maneira de mostrar como sua empresa valoriza o público.
Quando um cliente percebe que a loja adapta suas interações e ofertas de acordo com o seu perfil, isso gera um sentimento de exclusividade e reconhecimento. Consequentemente, você pode aumentar a satisfação e a percepção de valor que o cliente tem.
Para lojas físicas, é importante ter um atendimento empático e amigável, focado em atender à demanda do público. Para um e-commerce, há a facilidade de coletar dados e aplicar nas estratégias de marketing digital para ter ofertas e soluções mais personalizadas.
Para marcas em busca de estratégias de vendas capazes de gerar um fluxo intenso e mais previsível de receita, uma ação com potencial positivo é a criação de um cartão fidelidade. Ele é um instrumento que incentiva compras recorrentes dos clientes.
A partir de um programa de recompensas, aqueles consumidores que fazem compras na sua loja conseguem aproveitar benefícios, como descontos, brindes e ofertas exclusivas. Essas vantagens podem ser cumulativas — ou seja, quanto mais o cliente compra, mais benefícios tem.
Portanto, os cartões fidelidade e os programas de recompensa tendem a aumentar a frequência das compras dos clientes e o ticket médio das vendas. Além disso, a possibilidade de ter benefícios fará com que o consumidor se torne fiel ao priorizar sua loja, em vez de buscar concorrentes.
Por fim, ter um programa de cashback é uma estratégia de marketing que oferece aos clientes uma porcentagem do dinheiro da compra de volta, seja por meio de crédito na loja ou em dinheiro. Logo, há uma vantagem financeira direta para o consumidor.
Essa abordagem incentiva a repetição de compras e atrair novos clientes que buscam economizar. Isso acontece porque o cashback funciona como um atrativo adicional, tornando a oferta mais interessante e competitiva no mercado.
Completando esta leitura, você ficou por dentro de 7 ações de marketing interessantes para encantar seus clientes, aumentar suas vendas e destacar sua empresa no mercado. Agora é hora de avaliar quais podem ser mais interessantes para sua loja, pensando no perfil do consumidor.
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