Vender pelo WhatsApp pode ser uma excelente estratégia comercial e de marketing. Confira 6 dicas para divulgar seu negócio no aplicativo!
Você precisa melhorar a comunicação com os seus clientes, aproximar o atendimento da empresa e ter em mãos uma ferramenta de marketing digital simples de utilizar? Talvez esteja na hora de começar a vender pelo WhatsApp e descobrir os recursos que ele pode oferecer ao seu negócio.
O WhatsApp era o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil em 2024, segundo dados da Statista. Ele também era o canal com maior taxa de sucesso no contato (70%) pelos times de vendas, conforme o Panorama de Vendas da RD Station.
Quer aproveitar tudo o que a ferramenta tem a oferecer? Então confira 6 ideias para divulgar o seu negócio no WhatsApp!
Você sabia que o WhatsApp oferece uma versão especialmente desenvolvida para empresas? É o WhatsApp Business, um aplicativo pensado para facilitar a comunicação profissional com clientes. Ele traz uma série de funcionalidades exclusivas, que não existem na versão convencional.
Uma das vantagens proporcionadas é a capacidade de acompanhar o status das mensagens — quais foram enviadas, entregues, lidas e até quantas foram enviadas a cada usuário. Além disso, é possível monitorar dados úteis para a estratégia de comunicação.
Outro benefício do WhatsApp Business é a possibilidade de criar um perfil comercial. Nele, você pode incluir informações como endereço, horário de funcionamento e até um catálogo de produtos. Isso facilita o acesso dos clientes a dados sobre o negócio e aumenta a sua credibilidade.
Você viu que a versão para negócios permite uma função relevante para vender pelo WhatsApp, que é o catálogo de produtos. Nele, há mais facilidade na apresentação dos itens ou serviços ofertados pela sua empresa, transmitindo profissionalismo e trazendo praticidade para o cliente.
Nessa versão, você pode incluir nome, descrição, fotos e, inclusive, links para páginas de vendas de cada item, promovendo o autoatendimento. Com ele, o usuário consegue explorar as suas opções diretamente pelo aplicativo, sem necessidade de intermediação.
Outra vantagem do catálogo é a edição dinâmica. Sempre que um produto estiver em promoção, esgotado ou com lançamentos, é só alterar as informações no próprio aplicativo. Assim, os clientes ficam sempre atualizados e podem tomar decisões de forma mais ágil e conveniente.
O WhatsApp Business oferece um recurso valioso para divulgar o negócio — o status. Ele permite compartilhar conteúdos que ficam visíveis por 24 horas, estratégicos para anunciar promoções, sorteios, novidades e outras ações relevantes.
Esse modo amplia o alcance das suas comunicações, atingindo diversos usuários de uma só vez, sem ser invasivo. Você pode postar conteúdos variados que gerem engajamento e estimulem o contato, como os bastidores da empresa ou a chegada de novas mercadorias.
Utilizar o status também possibilita criar um senso de exclusividade e urgência para determinadas campanhas, já que o conteúdo some em um dia. A característica incentiva o cliente a ficar atento e a acessar frequentemente os seus conteúdos, o que tende a aumentar as chances de contato e conversão.
Para otimizar o alcance das suas mensagens, use as listas de transmissão do WhatsApp Business. Elas permitem segmentar contatos em diferentes grupos, como clientes, fornecedores, leads ou participantes de campanhas.
Inclusive, você consegue enviar mensagens para todos simultaneamente. Além de organizar os contatos por etapas no funil de vendas, você tem mais uma opção para compartilhar comunicações estratégicas — promoções, lançamentos, dicas e informações úteis.
Dessa maneira, cada tipo de público recebe conteúdos relevantes para o seu perfil e momento de compra. Outro diferencial das listas de transmissão é a privacidade que elas oferecem.
Diferentemente do que acontece nos grupos, os contatos não têm acesso uns aos outros, tornando o atendimento personalizado. Com isso, você fortalece o relacionamento com o cliente e aumenta a eficácia do processo de vendas online.
O atendimento pelo WhatsApp Business tem um recurso de automação, que é um aliado para agilizar as respostas aos clientes. Porém, apenas automatizar não garante uma experiência diferenciada para o seu público, o que significa que é preciso ir além dessa estratégia.
Para reforçar uma abordagem humanizada, dê um toque de interação pessoal. Recepcione os usuários com respostas automáticas, mas conte com uma equipe dedicada para dar continuidade ao atendimento, se for o caso, chamando-os pelo nome e considerando o seu histórico de preferências.
A personalização fortalece a relação de confiança e a satisfação do consumidor. Pequenos gestos, como lembrar de pedidos anteriores ou recomendar produtos de acordo com o perfil do cliente, fazem a diferença no dia a dia e aumentam as chances de fidelização dessas pessoas.
Para vender pelo WhatsApp, as pessoas precisam conhecer o seu número para entrar em contato. Portanto, integre o canal de atendimento com as suas plataformas digitais, como site, loja virtual, blog e redes sociais, facilitando a interação com a empresa.
Nesses ambientes, ofereça acesso rápido ao seu WhatsApp. Utilize botões e chamadas visuais que incentivem o cliente a iniciar a conversa. Nas redes sociais, o uso de links que direcionam para o app simplifica o processo, deixando o consumidor a um clique da próxima mensagem.
Lembre-se de atualizar o número sempre que houver mudanças e de monitorar as mensagens que chegam por esses canais para não deixar o cliente esperando. Um atendimento ágil e integrado faz a diferença na experiência do usuário e contribui para aumentar as conversões.
Vender pelo WhatsApp é uma estratégia de marketing digital disponível para empresas de todos os tamanhos. Ela facilita o acesso ao negócio, agiliza os atendimentos e aproxima o público. Comece a utilizar o recurso no seu dia a dia e constate os benefícios.
Gostou de saber mais sobre como usar o WhatsApp a favor do seu negócio? Então nos siga nas redes sociais — estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!