O que vender no Carnaval? Veja 3 dicas para se preparar!
05/02/2026
Precisa de ajuda para organizar seu planejamento estratégico? Então veja como as metas SMART podem transformar ideias em realidade!
Você tem uma ideia boa para o seu negócio, mas não sabe como colocá-la em prática? Essa situação é comum, muitas vezes surgindo da ausência de objetivos. Nesse sentido, as metas SMART podem ser uma alternativa para superar esse obstáculo.
Elas representam uma forma simples e eficiente de transformar desejos soltos em finalidades que realmente funcionam no dia a dia de um negócio. Com alvos bem definidos, você entende onde quer chegar e o que fazer para isso.
Quer entender mais sobre o tema? Continue a leitura, veja o que são metas SMART e como utilizá-las no seu empreendimento!
O que são metas SMART?
O nome SMART vem do inglês, consistindo em um acrônimo que representa cinco aspectos fundamentais para a definição de uma meta. Vale destacar que, nesse idioma, o termo “smart” significa “inteligente”.
Os critérios são:
- S (specific): específica;
- M (measurable): mensurável;
- A (achievable): atingível;
- R (relevant): relevante;
- T (time-bound): temporal.
Portanto, esse é um método em que é necessário ter um objetivo exato, cujo progresso possa ser medido. Ele deve ser realista e fazer sentido para o momento do seu negócio. Por fim, a sua empresa precisa ter um tempo definido para alcançar esse propósito.
Por que usar metas SMART no seu negócio?
Quem tem um negócio precisa lidar com muitas tarefas ao mesmo tempo. Sem objetivos claros, aumentam as chances de perder o controle e se esquecer de onde se pretende chegar.
Dessa maneira, as metas SMART ajudam você a organizar suas ideias, estabelecendo prioridades e acompanhando o progresso.
Como resultado, a empresa tende a evitar desperdícios de tempo e dinheiro, além de ter mais segurança para a tomada de decisões. Afinal, fica muito mais fácil saber se você está no caminho certo quando tem uma intenção bem definida.
Como definir metas SMART?
Para desenvolver uma meta SMART, você precisa seguir uma série de etapas que percorrem todas as exigências desse método.
Confira o que fazer!
Especifique bem o que você quer
Não utilize metas genéricas, como “vender mais”. Pense exatamente no que você quer comercializar, para quem, em qual local etc. Quanto mais detalhado for o seu objetivo, melhor será o foco das suas ações.
Meça seu objetivo
Toda meta precisa ser medida utilizando um montante em vendas, um número de clientes ou um percentual de crescimento. Caso contrário, você não poderá saber se as suas ações estão funcionando.
Verifique se é possível alcançar sua finalidade
As suas finalidades podem ser desafiadoras, porém, não impossíveis. Por isso, considere a dimensão da equipe, o orçamento e a disponibilidade de tempo para perseguir seus alvos. Criar metas inalcançáveis pode gerar frustração.
Pense se esse alvo importa agora
Se você está começando, talvez ainda não seja hora de investir na expansão do seu negócio. Em vez disso, foque em atrair clientes ou organizar as finanças, por exemplo. Então a meta precisa estar alinhada ao momento do seu empreendimento.
Estabeleça um prazo
Para finalizar, toda meta deve ter um prazo para ser alcançada. Ele pode ser em dias, semanas ou meses, variando conforme a complexidade do objetivo. Assim, você consegue manter o ritmo e evita postergar suas ações.
Neste conteúdo, você aprendeu o que são metas SMART e como elas são úteis para o seu negócio. Agora, você já sabe como aderir ao método para definir suas estratégias, favorecendo os seus objetivos.
Gostou dessas dicas? Aproveite e siga a Finsol nas redes sociais para aprender mais sobre gestão de negócios — estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

