Microcrédito produtivo e orientado: o que é e como acessar?
12/02/2026
A busca por crédito para empreendedores afeta todos que têm um negócio, em especial as mulheres. Veja como elas podem se beneficiar do microcrédito!
Quem sonha em ter a própria empresa costuma ter que enfrentar diferentes tipos de desafios todos os dias, especialmente quando se trata de mulheres. Entre eles, está o acesso a crédito para empreendedores, que pode viabilizar o desenvolvimento de seus negócios.
Segundo pesquisa de 2022 do Sebrae, as mulheres representavam 34% dos empreendedores do país — eram 10,3 milhões de donas de negócios. Os dados também mostram que a maioria delas atuava sozinha, e o número representava um crescimento em relação ao levantamento anterior.
Quer entender como o microcrédito ajuda as mulheres a empreender e de quais formas utilizá-lo? Continue a leitura!
Quais são os maiores desafios do empreendedorismo feminino?
Tanto no Brasil quanto no exterior, as mulheres empreendedoras muitas vezes enfrentam diferentes desafios para alcançar o sucesso. Em um ambiente predominantemente masculino, elas tendem a se deparar com preconceitos e a necessidade constante de provar suas habilidades e competências.
Ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae, enquanto a maioria dos homens empreende por opção, mais da metade das mulheres faz isso por necessidade. Aliás, 45% das empreendedoras são chefes de família — sendo a única fonte de renda dos seus lares, em determinados casos.
Outro grande desafio é equilibrar vida pessoal e profissional. É comum que empreendedoras precisem dividir seu tempo entre administrar suas empresas e cuidar da família, além de outras responsabilidades. O estresse do desequilíbrio pode afetar a produtividade e o bem-estar dessas mulheres.
No entanto, um dos maiores obstáculos nesse contexto é a falta de acesso a recursos para empreender. Mulheres geralmente encontram dificuldades para obter o suporte financeiro necessário para iniciar ou expandir as operações dos seus negócios.
Mesmo assim, o empreendedorismo feminino está crescendo, conforme a pesquisa do Sebrae. Cada vez mais mulheres estão criando empresas bem-sucedidas e inspirando outras a seguir o caminho.
O que é microcrédito e como ele funciona?
Depois de entender os desafios enfrentados por mulheres empreendedoras, vale a pena conhecer o conceito de microcrédito. Ele é um tipo especial de empréstimo voltado para micro e pequenos empresários, como os MEIs (microempreendedores individuais).
A principal diferença do microcrédito em relação às demais modalidades são as condições especiais oferecidas. Elas geralmente incluem taxas de juros mais baixas e prazos facilitados.
O maior objetivo do microcrédito é ajudar no crescimento das empresas menores, que tinham mais dificuldade para conseguir recursos. Ou seja, trata-se de uma via facilitadora de acesso a crédito para empreendedores.
Desse modo, os pequenos negócios podem solicitar uma quantia para investir na empresa, como a compra de equipamentos ou mercadorias e a contratação de funcionários. Em troca, eles pagam o montante em parcelas que incluem juros.
O microcrédito tende a ser uma opção melhor para pequenas empresas devido a suas condições serem mais adequadas à realidade dos empreendedores. Em muitos casos, um empréstimo tradicional não é viável por conta das altas taxas de juros e dos prazos de pagamento mais curtos.
Como o microcrédito pode ajudar mulheres a empreender?
Considerando que um dos maiores desafios para as mulheres nesse meio é o acesso a crédito, o microcrédito surge como uma solução para empoderar as empreendedoras. Afinal, ele oferece diferentes possibilidades atrativas nesse contexto.
A seguir, veja os principais exemplos de como o microcrédito pode beneficiar as empreendedoras!
Facilidade de acesso a recursos
Como visto, o microcrédito oferece condições especiais que facilitam o acesso ao dinheiro necessário para iniciar ou expandir um negócio. Em muitos casos, a captação de recursos é difícil para pequenos empreendedores — principalmente mulheres.
Condições mais favoráveis
As taxas de juros mais baixas e os prazos de pagamento mais longos do microcrédito ajudam as empreendedoras a gerenciar melhor suas finanças. Assim, elas contam com mais segurança para investir na sua empresa.
Possibilidade de expansão
Com o microcrédito, empreendedoras podem comprar novos equipamentos, contratar mais funcionários ou aumentar o estoque. Dessa forma, fica mais fácil potencializar o crescimento e a diversificação dos seus produtos e serviços.
Autonomia e independência
Ter acesso a crédito para empreendedores também faz com que as mulheres ganhem mais autonomia para tomar decisões. Controlar o destino de seus negócios é relevante para elas fortalecerem sua independência econômica.
Como iniciar e impulsionar um negócio com microcrédito?
O acesso a crédito para empreendedores é benéfico tanto para mulheres que querem criar um novo negócio quanto para aquelas que já atuam nesse meio. Em ambos os casos, existe a possibilidade de aproveitar oportunidades vantajosas para o desenvolvimento da empresa.
Veja como iniciar e impulsionar um negócio com microcrédito!
Compra de estoques ou matérias-primas
O microcrédito é uma solução viável para adquirir estoques iniciais ou as matérias-primas necessárias para a produção em pequenas empresas. Com ele, as empreendedoras conseguem atender às demandas dos clientes tendo os recursos adequados.
Diversificação de produtos ou serviços
Manter a inovação do negócio é essencial tanto para quem está começando quanto para quem já atua no meio. O microcrédito permite lançar produtos ou serviços, diversificando sua oferta, atraindo diferentes segmentos de clientes e aumentando suas fontes de renda.
Melhoria da infraestrutura
Quem já possui um negócio pode utilizar o microcrédito para aprimorar seu espaço e recursos. Por exemplo, é o caso de realizar reformas no local e adquirir novos equipamentos para atrair mais clientes com uma melhora na produtividade.
Investimento em marketing e publicidade
A divulgação do negócio contribui para atrair clientes e aumentar a visibilidade dele. O acesso a microcrédito possibilita financiar campanhas publicitárias, criar um site profissional e implementar outras estratégias de marketing para promover suas soluções.
Como o Finsol Elas pode ajudar as empreendedoras?
O Finsol Elas é um programa que representa uma oportunidade valiosa para mulheres empreendedoras que buscam apoio financeiro para seus negócios. Com ele, é possível contar com um suporte financeiro que entende os desafios das empreendedoras e valoriza seu potencial.
Como você viu, as mulheres enfrentam muitos obstáculos ao empreender. O Finsol Elas facilita o processo, proporcionando condições favoráveis que incentivam o crescimento dos negócios. Assim, as empreendedoras obtêm o capital para iniciar e desenvolver as suas empresas.
Mas o apoio do Finsol Elas não se resume à oferta de crédito. Além do microcrédito, o programa oferece cursos gratuitos de finanças, possibilitando que as empreendedoras melhorem sua gestão financeira pessoal e empresarial.
Ao considerar os desafios enfrentados pelas mulheres no mundo dos negócios, é sempre saudável buscar vias de acesso a crédito para empreendedores. Dessa maneira, há como viabilizar o crescimento da empresa e se desenvolver vencendo barreiras.
Ficou com curiosidade de saber mais sobre o programa Finsol Elas? Acesse o site e consulte as condições especiais disponíveis para você!

