As competências digitais são importantes para o desenvolvimento de pequenos e grandes negócios. Descubra quais são elas e como obter essas habilidades!
Quem tem a capacidade de utilizar as ferramentas disponíveis no mercado a seu favor consegue se destacar diante da concorrência, certo? Por esse motivo, as competências digitais são tão relevantes para os empreendedores.
Elas correspondem a um conjunto de habilidades que permitem a uma pessoa utilizar ferramentas digitais no seu dia a dia. Essas aptidões são diversas e têm inúmeras aplicações, inclusive em pequenos negócios.
Afinal, o uso de soluções digitais fortalece o desempenho desses pequenos empreendimentos e pode alavancá-los. Continue lendo e saiba quais são as competências necessárias para utilizá-las!
Como visto, competências digitais são habilidades que permitem o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) de maneira eficaz. Também conhecidas como digital skills, em inglês, elas vão desde o uso básico de computadores e internet até capacidades mais avançadas.
Essas capacidades são divididas em categorias. Elas incluem as habilidades técnicas, como a possibilidade de operar softwares de contabilidade ou ferramentas de design gráfico. Já as competências sociais englobam a comunicação digital e a colaboração online.
Por meio dessas habilidades, pequenos negócios, como e-commerces, têm a chance de se tornar mais competitivos e eficazes. Elas são úteis para atrair novos clientes, melhorar a experiência do consumidor e a dinâmica dos processos internos.
As competências digitais ganham relevância devido ao avanço constante da tecnologia, que apresenta novidades de forma recorrente. As inovações são integradas em diversas áreas, com a capacidade de diminuir a burocracia, agilizar atividades e direcionar ações baseadas em dados.
Imagine que, décadas atrás, o uso da máquina de escrever representava um grande avanço. Porém, esse maquinário foi substituído por computadores que, por sua vez, passaram por atualizações e se apresentam em diferentes versões — considerando até mesmo o uso de tablets e outros dispositivos móveis com funções semelhantes.
Já a inteligência artificial (IA), que no passado parecia limitada à ficção científica, é uma realidade. Ela está disponível para uso individual e profissional, oferecendo suporte para ações variadas. Um bom exemplo disso é o crescimento do ChatGPT.
Essas transformações ajudam a demonstrar como saber lidar com tecnologia se tornou fundamental. Afinal, as ferramentas tecnológicas tendem a melhorar os processos, ao oferecerem soluções em diferentes frentes, como:
Portanto, quem não se dedicar ao desenvolvimento dessas habilidades tende a ficar para trás, já que essa não é uma realidade passageira. Na verdade, a tendência é que as inovações se tornem cada vez mais presentes e as mudanças tecnológicas sejam mais frequentes.
Um ponto a considerar é que o avanço do e-commerce é outro sinal de que entrar no mundo digital é vital para os empreendimentos. Para entrar nesse mercado, é essencial saber utilizar as ferramentas digitais em seu favor.
Você viu que empreender na era da tecnologia requer habilidades para lidar com as soluções digitais disponíveis.
Agora, confira quais são essas capacidades e como elas são úteis para o seu negócio!
Usar as redes sociais para alavancar as vendas já é uma realidade para muitos e-commerces. Nelas, empresas encontram oportunidade de atrair o público e fidelizá-lo por meio do marketing direcionado.
A relevância das redes nas vendas é ressaltada pelo Relatório Global de Tendências de Compradores Online 2024. Conforme o estudo, feito com 12 mil pessoas em 24 países, essas mídias deverão gerar US$ 8,5 trilhões até 2030.
Por essa razão, essa é uma das competências digitais mais importantes do momento. Ela é indispensável, especialmente, quando se considera que apenas no Brasil há 131,5 milhões de usuários nas redes.
Nesse contexto, as mídias sociais devem ser utilizadas para a criação de conteúdo relevante. As plataformas também são úteis para a obtenção de dados e análises de métricas que ajudam no ajuste das estratégias digitais e na interação e engajamento dos consumidores.
As ferramentas digitais apresentam soluções eficazes de comunicação em tempo real. Dominá-las é fundamental para trocar informações entre equipes, bem como entre a marca e seus consumidores.
Desse modo, as habilidades digitais de comunicação incluem o entendimento da linguagem online em diferentes ambientes. Igualmente, é preciso oferecer canais para contato e até o uso de chatbots para responder às dúvidas do público em tempo real.
Saber usar ferramentas tecnológicas de gestão é mais uma competência que deve ser desenvolvida pelos empreendedores. Entre elas, estão soluções de gestão de projetos, finanças, contabilidade, marketing e outros fins.
Com a tecnologia, toda a equipe envolvida tem acesso às informações em tempo real. Isso não apenas melhora os resultados, como agiliza a tomada de decisões. As ferramentas podem envolver atividades como:
Dados são fontes valiosas de informações para a tomada de decisões estratégicas. Por isso, saber como obtê-los, filtrá-los e analisá-los faz parte das competências digitais mais relevantes da atualidade.
Por exemplo, ferramentas como o Google Analytics auxiliam na análise dos dados sobre o seu site, blog ou e-commerce. A partir das informações apresentadas, é possível obter métricas que indicam o sucesso de campanhas e outras estratégias.
O uso dos diferentes sistemas e ferramentas digitais requer cuidados com a segurança dos dados. Para isso, exigem-se habilidades para reconhecer ameaças online e colocar em prática medidas preventivas contra invasões e vazamentos de informações.
Essa necessidade se tornou maior com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras legislações internacionais. Trata-se de normas que estabelecem diretrizes referentes à privacidade, ao uso de informações dos clientes e à proteção delas.
Neste post, você aprendeu que ter competências digitais é utilizar as tecnologias disponíveis a favor do seu negócio. Com elas, é possível automatizar atividades, melhorar a comunicação, alcançar e engajar o público, entre outras vantagens.
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