Como começar a empreender do zero? 5 Passos para montar seu negócio!
17/04/2023MEI ou ME: qual dos dois tipos de empresa devo abrir?
25/04/2023
Inúmeras pessoas têm interesse em empreender. Porém, muitas delas veem como uma limitação o fato de morarem em uma região pouco populosa. O que costuma acontecer é um pensamento de que não há clientes suficientes e que o negócio dificilmente prosperará.
Contudo, existem sim diversas oportunidades e possibilidades para explorar nessas regiões. Para isso, é preciso saber aproveitá-las. Nesse sentido, o investimento em uma franquia para cidades pequenas pode ser uma opção bastante interessante a se considerar.
Quer entender por quê? Então confira as informações deste artigo! A partir delas, você descobrirá as principais vantagens de abrir uma franquia em cidades pequenas e como escolher a melhor opção para empreender.
O que é franquia e como ela funciona?
As franquias consistem em um modelo de negócio em que o franqueado tem o direito de uso sobre uma determinada marca. Na prática, você administra uma unidade de uma companhia já consolidada.
Dessa forma, você passa a ter um negócio que já tem uma estrutura completa e se comprovou viável com o tempo. Ao mesmo tempo, a franqueadora consegue ampliar suas operações. Ou seja, trata-se de uma relação em que ambas as partes tendem a ganhar.
Na relação franqueador e franqueado, a empresa que cede os direitos oferece treinamentos, além de todo apoio e conhecimento necessário para que o interessado tenha sucesso com o negócio. Em troca, a companhia fica com uma parte do faturamento obtido pela unidade franqueada ou recebe outras formas de remuneração acordadas.
Para ser dono de uma franquia, você precisa fazer um investimento inicial e pagar taxas para obter a licença da marca. Cada franqueadora define seus próprios preços e condições. Como existem franquias de pequeno, médio e grande porte, elas podem ser mais acessíveis ou mais caras.
Para exemplificar, confira a seguir algumas franquias de sucesso que existem no Brasil há bastante tempo:
- Cacau Show
- CVC Brasil
- McDonald’s
- O Boticário
- Óticas Carol
- Subway
Todas essas empresas possuem inúmeras unidades (franquias) espalhadas pelo Brasil. No entanto, vale ressaltar que elas exigem um investimento mais elevado — o que costuma dificultar o negócio para muitos empreendedores, principalmente para os que estão começando.
Quais as vantagens de ter uma franquia em cidades pequenas?
Agora que você já sabe o significado e o funcionamento das franquias, vale a pena conferir as principais vantagens daquelas voltadas para cidades pequenas.
Para isso, acompanhe os tópicos a seguir!
Marca presente no mercado
Uma das principais vantagens das franquias é que você tem a possibilidade de trabalhar com uma marca que já está ativa no mercado. Assim, ela pode ser conhecida por diversas pessoas, o que ajuda em termos de alcance, visibilidade, divulgação e atração de clientes.
Isso significa que não é necessário construir uma base de consumidores totalmente do zero, como em um empreendimento próprio. Como as pessoas já costumam conhecer o produto ou serviço oferecido pela marca, há mais credibilidade e o interesse do público tende a ser maior.
Modelo de negócio validado
Mais um benefício de trabalhar com franquias é que você terá à disposição um modelo de negócio validado. Dessa forma, reduzem-se os riscos e erros e há um aumento nas chances de sucesso do empreendimento.
Ao abrir um negócio totalmente do zero, você precisa entender se ele é realmente viável. Para tanto, é preciso fazer uma série de pesquisas, análises e testes.
Por outro lado, com uma franquia, você já conta com uma estrutura completa e padrões a serem seguidos. Ainda, é possível contar com todo o suporte da empresa matriz para que possa fazer uma gestão adequada e eficiente em sua unidade.
Baixa concorrência
Outra vantagem de uma franquia para cidades pequenas refere-se à baixa concorrência. Afinal, geralmente não há diversas outras empresas iguais ou que atuam no mesmo segmento que o seu.
Então você pode aproveitar essa questão para abrir uma franquia única em sua região e, dessa forma, se destacar. Afinal, uma companhia desse tipo em cidades pequenas tende a chamar a atenção dos consumidores.
Custos menores
Também é um grande benefício das franquias em cidades pequenas o fato de que os custos costumam ser menores em comparação com grandes capitais. Assim, os gastos com aluguel, mão de obra, marketing, entre outros, tendem a ser mais baixos.
Como escolher uma franquia para empreender?
Conforme demonstramos, existem diversas vantagens em relação à abertura de uma franquia em cidades pequenas. Sendo assim, se você tem interesse em investir nesse modelo de negócio, vale a pena saber como escolher o mais adequado.
Tenha em mente que não basta apenas escolher as franquias mais baratas ou lucrativas para investir. Para decidir por uma opção que faça sentido para as suas expectativas e para a cidade, é preciso avaliar outras questões, como:
- Estude os setores e escolha aquele que você mais vê potencial e que se alinhe com suas habilidades e conhecimentos;
- analise a situação da franquia e se certifique de que ela é séria e confiável;
- avalie as regras e condições da empresa e entenda se, de fato, compensa.
O que considerar na hora de abrir a franquia?
Além de considerar os pontos apresentados, há três questões essenciais que você deve se atentar para abrir esse tipo de negócio. Veja quais são eles!
Público da cidade
Cidades pequenas têm em comum a baixa quantidade de habitantes (menos de 100 mil pessoas). Porém, elas se diferem em diversas outras questões.
Portanto, ao planejar abrir uma franquia, é fundamental que você estude o público da sua cidade e entenda quais são as suas demandas e necessidades.
Por exemplo, uma franquia de beleza pode fazer sucesso em algumas cidades pequenas, mas não ter êxito na sua região. Talvez, para a sua localidade, possa fazer mais sentido uma franquia de alimentação. Isso dependerá do perfil dos moradores e dos serviços disponíveis.
Planejamento financeiro empresarial
Conforme você viu, é necessário fazer investimentos e pagar algumas taxas para abrir uma franquia. Além disso, você precisa de capital suficiente para manter as operações em dia. Então faça um planejamento financeiro empresarial adequado.
Caso contrário, a companhia poderá enfrentar problemas como dívidas, prejuízos ou até mesmo o fechamento do negócio. Defina também qual será o capital de giro necessário e organize a rotina para manter o controle das finanças em dia.
Ponto comercial
O local onde a sua unidade ficará localizada influenciará diretamente no desempenho da sua franquia. Portanto, avalie muito bem qual será o seu ponto comercial.
Ele precisa ser estratégico e estar em uma região que tenha um movimento interessante — especialmente no que diz respeito à circulação do seu público-alvo.
Ao longo deste conteúdo, você conferiu as principais vantagens de uma franquia para cidades pequenas. Antes de abrir uma empresa desse tipo, lembre-se de pesquisar as condições e necessidades do município, além de se preparar financeiramente para o investimento.
Quer conferir mais conteúdos como esse? Acompanhe nossas redes sociais! Estamos no Instagram e Facebook!


