Como definir metas SMART para o seu pequeno negócio e tirar ideias do papel
09/02/2026
Você está em busca de recursos adicionais para empreender? Então confira o conceito de microcrédito, o que é essa modalidade e como acessá-la!
O empreendedor que tem ambição e deseja sucesso em suas iniciativas deve contar com recursos financeiros para concretizar suas ideias, certo? Ao saber o que é microcrédito, é possível perceber que captar dinheiro no mercado é uma possibilidade mesmo para os pequenos negócios.
No entanto, é preciso ir além ao aproveitar essa oportunidade. Afinal, o acesso a recursos financeiros é apenas o primeiro passo da jornada empreendedora, sendo necessário também aprender como utilizá-lo de maneira estratégica para desenvolver a empresa.
Quer saber mais sobre o microcrédito e como acessá-lo da melhor forma? Então basta ler este artigo!
O que é e como funciona o microcrédito produtivo e orientado?
O microcrédito produtivo e orientado (MPO) é uma solução financeira que oferece empréstimos de baixo valor a empreendedores. Essa é uma alternativa para microempresas e trabalhadores informais que não têm acesso a crédito em bancos tradicionais.
Com o microcrédito, os empreendedores obtêm recursos que devem ser destinados exclusivamente para o desenvolvimento do negócio. Esse é o caso da compra de equipamentos, investimento em estoque e financiamento de capital de giro, entre outras necessidades empresariais.
Além do dinheiro, os empresários recebem orientações técnicas para ajudá-los a tomar decisões melhores na condução do negócio. Isso inclui avaliação de riscos, planejamento estratégico e acompanhamento contínuo.
Saiba que o MPO é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), sendo oferecido por diferentes instituições financeiras. Ele está disponível tanto para quem deseja iniciar um negócio quanto para quem já possui uma empresa.
Quais os benefícios do microcrédito?
O microcrédito é uma ferramenta importante para os pequenos empreendedores que querem ver seus negócios crescerem. Isso se revela ao analisar as vantagens que ele proporciona.
Confira quais são os principais benefícios do microcrédito produtivo e orientado!
Capital de giro
Precisa de dinheiro para pagar contas do dia a dia, quitar dívidas com fornecedores ou comprar mercadorias? O microcrédito pode ajudar a resolver essas questões financeiras imediatas. Dessa forma, o empreendedor consegue manter as operações rotineiras sem sufoco.
Investimentos para crescer
Além de ajudar com as questões financeiras, ele também oferece recursos para investir no negócio e vê-lo crescer. Por exemplo, é possível comprar novos equipamentos, expandir seu espaço de trabalho ou aumentar a produção para atender a uma demanda maior. Assim, a empresa pode se desenvolver e modernizar a atuação.
Regularização da empresa
Com o microcrédito, o empreendedor consegue contar com um impulso financeiro para abrir o CNPJ e regularizar o seu negócio. Com isso, ele ganha acesso a benefícios legais e mais serviços financeiros.
Orientação técnica
Além do dinheiro, essa alternativa financeira também oferece orientação para usar os recursos de forma mais eficiente. O suporte profissional aumenta as chances de crescimento sustentável para o seu negócio, permitindo tomar decisões mais informadas e certeiras.
Burocracia reduzida
O processo para conseguir microcrédito costuma ser bem simples e rápido. Geralmente, basta ter um avalista e não é necessário oferecer bens como garantia. Por essa razão, o dinheiro fica disponível em poucos dias para o empreendedor.
Como facilitar o acesso a esse benefício?
Como você viu, um dos benefícios do microcrédito é a facilidade, mas, ainda assim, existem passos que você pode seguir para facilitar o acesso a ele. Com isso, é possível contar com esse recurso extra sem preocupações.
A seguir, veja as principais iniciativas para facilitar o acesso ao microcrédito para sua empresa!
Pesquise sobre as instituições financeiras
Antes de solicitar o microcrédito, é essencial pesquisar quais bancos, cooperativas ou organizações não governamentais (ONGs) oferecem esse tipo de financiamento. Ao conhecer todas as alternativas, você consegue comparar as condições que cada uma oferece, como taxas de juros, prazos de pagamento e requisitos específicos.
Prepare a documentação necessária
Após pesquisar, reúna todos os documentos necessários com antecedência para acelerar o processo de solicitação de microcrédito. Os mais comuns são RG, CPF e comprovantes de residência e renda. Dependendo da instituição, outros documentos, como o plano de negócios, podem ser solicitados.
Prepare um plano de negócios
Um plano de negócios bem elaborado é fundamental para mostrar à instituição financeira que seu empreendimento é viável e tem potencial de crescimento. Nele, você deve incluir uma descrição clara do que sua empresa faz, como planeja usar o crédito e as projeções de lucro.
Consulte os critérios de elegibilidade
Por fim, cada instituição financeira tem seus próprios critérios de elegibilidade para concessão de microcrédito. Então, antes de buscá-lo, verifique se você atende a esses requisitos. Eles podem incluir uma renda mínima, tipo de atividade comercial, tempo de operação, entre outros.
Como aproveitar o microcrédito da melhor forma?
Ao acessar o microcrédito, o empreendedor passa a ter outros desafios para utilizá-lo de maneira produtiva e obter os resultados esperados. Portanto, vale a pena conhecer como maximizar esse benefício.
Conheça as principais formas de aproveitar o microcrédito no seu negócio!
Defina objetivos claros
Antes de usar o dinheiro, pense sobre quais são as metas do seu negócio. Elas podem incluir aumentar o estoque, comprar equipamentos novos, investir em marketing, entre outros. Esses pontos ajudam a garantir que cada centavo seja investido em áreas que trarão retorno financeiro e crescimento.
Mantenha o controle de caixa
Você também deve manter um registro detalhado de todas as entradas e saídas de dinheiro. O controle não se restringe a grandes despesas, incluindo pequenos gastos do dia a dia. Dessa forma, você terá uma visão clara do fluxo de caixa do seu negócio.
Busque orientação e acompanhamento
As instituições financeiras que oferecem o MPO geralmente têm consultores que podem fornecer orientação valiosa para o seu negócio. Eles ajudarão você a entender como utilizar o crédito da melhor forma, além de apontar armadilhas comuns que você deve evitar.
Reinvista no negócio
Conforme seu negócio começa a gerar lucros, impulsionado pelo microcrédito, considere reinvestir parte dos ganhos nele. Essa é uma estratégia relevante para o crescimento contínuo e sustentável da sua empresa.
Agora você já sabe como acessar o microcrédito, o que é necessário para todo pequeno empreendedor que queira se desenvolver. Ao adotar estratégias focadas no uso inteligente desse recurso, você estará no caminho certo para fazer a sua empresa crescer com sustentabilidade.
Quer dar o primeiro passo nesse sentido? A Finsol é uma entidade de fomento ao desenvolvimento, oferecendo microcrédito orientado para micro e pequenas empresas. Acesse o site e saiba mais!

