A sua empresa faz a pesquisa de satisfação para clientes? Entenda o papel desse estudo e descubra como implementá-lo no negócio!
Você sabe qual é o papel da pesquisa de satisfação para clientes? Ela pode ajudar em diversos aspectos do negócio, melhorando seu autoconhecimento, relacionamento com o consumidor e novos projetos.
Portanto, você precisa entender como realizá-la para aproveitar os resultados em seu planejamento. Assim, a marca fica mais conectada com o público e as chances de se destacar no mercado aumentam.
Nas próximas linhas, descubra qual é a importância da pesquisa de satisfação e como fazer a do seu negócio, na prática!
A pesquisa de satisfação é uma aliada das empresas por ajudar a entender como o cliente enxerga sua marca. Ela pode revelar pontos fortes e falhas que passam despercebidas, tendo um papel relevante para a melhoria contínua.
Com um estudo adequado, a empresa mostra que valoriza a opinião do público e está aberta a evoluir. Como resultado, esse tipo de pesquisa favorece melhorias internas, além de contribuir para o relacionamento com o consumidor, a fidelização e a confiança.
O estudo também auxilia a evitar a perda de clientes, representando uma oportunidade de corrigir problemas capazes de afetar a imagem do negócio. Ainda, vale a pena destacar que a pesquisa de satisfação colabora para os projetos do negócio.
A partir desse conhecimento mais aprofundado do público-alvo, você pode elaborar estratégias para desenvolver a marca, lançar produtos ou criar campanhas. Nesse sentido, todas as decisões têm como base dados reais do consumidor.
Você aprendeu que a pesquisa de satisfação para clientes é relevante, certo? Agora, é preciso saber como aplicá-la.
Acompanhe os passos!
Primeiramente, defina qual é seu objetivo com a pesquisa. Ela pode ter diferentes focos, como entender a satisfação com o produto, a qualidade do atendimento ou o que o cliente gostaria de encontrar no negócio. Determine as informações que deseja coletar para orientar o processo.
Definido o objetivo, a próxima etapa é estabelecer o tipo de pesquisa a ser aplicada. Entre os modelos mais comuns, estão:
Elaborar as perguntas certas é essencial para uma pesquisa confiável. Evite formulários longos e difíceis de responder pelo risco de as pessoas não concluírem o preenchimento. Prefira perguntas diretas, que podem ser fechadas ou abertas.
Um exemplo é: “em uma escala de 0 a 10, qual é a chance de você recomendar nossa empresa?”. Outra possibilidade para um questionário aberto é: “o que poderíamos melhorar no nosso serviço?”.
É válido aplicar a pesquisa logo após a interação do cliente com a empresa, seja uma compra, atendimento ou entrega. Você tem a opção de enviá-la por redes sociais, e-mail, WhatsApp, SMS ou pop-up no site, dependendo do perfil do seu público.
A última etapa da pesquisa é a análise dos resultados. Verifique quais respostas mais se repetiram ou quais foram mais marcantes — e use essas informações para aprimorar o negócio.
Entendeu a importância da pesquisa de satisfação para clientes e como aplicar a ferramenta? Essa é uma forma simples de compreender melhor o posicionamento do seu negócio no mercado e descobrir oportunidades para melhoria contínua.
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