Você sabe o que é pink tax e como ele influencia o preço dos produtos para mulheres? Entenda os motivos para o custo de vida feminino ser mais alto!
Você já teve a impressão de que produtos voltados ao público feminino parecem ser mais caros do que aqueles focados em homens? Saiba que isso não é só apenas uma “sensação”. Inclusive, há um nome para esse tipo de situação: pink tax.
Embora muitas empresas, por vezes, argumentam que produtos para mulheres são de maior qualidade, a realidade é que a diferença nos preços nem sempre tem razão objetiva ou por personalização. Em muitos casos, a única distinção entre produtos masculinos e femininos é a cor.
Quer entender melhor sobre esse tema? Neste conteúdo, você compreenderá o conceito de pink tax e verá por que o custo de vida das mulheres é mais alto!
Em tradução livre, pink tax significa imposto rosa. Ele descreve a prática comum no mercado de encarecer produtos que, em teoria, são destinados ao público feminino. Essa diferença geralmente não tem justificativa baseada na funcionalidade ou qualidade do produto.
É importante pontuar que, apesar de a palavra imposto aparecer no nome, o pink tax não representa um tributo ou uma taxa oficial. Ele é simplesmente um aumento no preço praticado para produtos voltados para as mulheres.
Isso acontece, por exemplo, no mundo da moda. É bastante comum que roupas femininas sejam mais caras que as masculinas, mesmo quando são vendidas na mesma loja e feitas com os mesmos materiais.
Como você viu, as roupas são produtos que tendem a ser mais caros para as mulheres. Entretanto, esse não é o único mercado que lida com o pink tax — e há estudos que comprovam isso, como uma pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Um levantamento da empresa mostrou que produtos na cor rosa ou com personagens voltados ao público feminino custam 12,3% a mais, em média, do que alternativas similares. Ou seja, um barbeador rosa tende a ser mais caro que um azul ou preto similar — ou mesmo idêntico.
Outros produtos de higiene pessoal rosas ou que são vendidos como se fossem dedicados às mulheres costumam ter preço mais alto. O mercado de serviços, como cortes em salões de beleza, também costuma aplicar o pink tax.
Os preços elevados de produtos femininos costumam surgir a partir de estratégias de marketing diferenciadas para mulheres. Nesses casos, empresas associam que determinado produto é exclusivo e tem características que justificam o alto custo.
Além disso, como as indústrias de moda e autocuidado são historicamente mais ligadas ao público feminino, marcas aproveitam o cenário para aplicar o pink tax. Porém, como geralmente não há razões plausíveis para o aumento de preços, a prática traz impactos negativos para a economia.
Em primeiro lugar, o pink tax aumenta o custo de vida para as mulheres. Além disso, ele estimula um cenário de desigualdade de gênero, comum em muitas economias ao redor do mundo. Logo, esse custo adicional em produtos e serviços resulta em uma carga financeira desproporcional.
Como você acompanhou, o pink tax não é apenas uma impressão do público, mas uma prática comum no mercado. Dessa forma, o custo de vida das mulheres fica mais alto, fomentando desigualdades sistêmicas.
Você já sabia dessas informações sobre o pink tax e as mudanças de preços para as mulheres? Então compartilhe o conteúdo com sua rede!