
Quer vender mais e conquistar uma base sólida de clientes? Veja os principais
passos para criar um programa de fidelidade e encantar seu público!
Criar um programa de fidelidade é uma abordagem utilizada por diversas marcas para gerar uma base sólida de clientes. As diferentes estratégias de fidelização possibilitam conquistar consumidores que mantêm uma relação com a sua companhia ao longo dos anos.
Vale saber que a fidelização é relevante para marcas de todos os nichos. Afinal, consumidores fiéis têm uma empresa como referência e tendem a manter uma relação de consumo com ela. Assim, a estratégia costuma aumentar as vendas, tanto pela repetição de compras quanto pela indicação para outras pessoas.
Quer aproveitar os benefícios de implementar um programa de fidelidade? Descubra os principais passos para colocar o plano em prática!
Embora muitos programas voltados à fidelização de clientes tenham objetivos parecidos, eles podem focar em diferentes finalidades. As ações geralmente têm o intuito de reter mais clientes, impulsionar vendas recorrentes ou aumentar a frequência de consumo.
Existe a possibilidade de o programa buscar uma dessas metas ou uma combinação delas. Para tanto, a estratégia de fidelidade deve se basear em uma estrutura sólida.
Essa estrutura pode envolver sistemas, como:
Para que o seu programa de fidelidade promova a fidelização de clientes, ele precisa ser atrativo. Ou seja, as recompensas oferecidas pelo plano devem ser compatíveis com os interesses dos consumidores que a sua marca deseja atrair.
Nesse caso, torna-se especialmente importante conhecer o seu público-alvo, além de suas preferências e dores. Com a abordagem, cada etapa do plano de fidelização é desenvolvida de modo a tocar os clientes, com a possibilidade de criar ofertas personalizadas.
Para identificar o seu público-alvo, comece com uma análise detalhada dos dados demográficos e comportamentais de seus clientes atuais. Alguns exemplos de informações relevantes são idade, gênero, localização, nível de renda e hábitos de compra.
Além disso, considere utilizar ferramentas analíticas para segmentar o seu público com base nos dados. A estratégia permite identificar padrões e preferências que, por sua vez, revelam quem são os clientes mais valiosos e o que eles procuram em seus produtos ou serviços.
A determinação do público-alvo também pode ocorrer por meio de pesquisas de mercado. Você tem a opção de contratar uma empresa especializada em levantamento de dados ou até fazer enquetes nas redes sociais.
Após determinar a finalidade do programa de fidelidade da sua marca e quem é o seu público-alvo, chega o momento de pensar nas recompensas. Elas são parte fundamental de uma estratégia de fidelização.
Ao escolher as recompensas, comece considerando o que o seu público-alvo mais valoriza. Mais uma vez, as pesquisas de mercado e os feedbacks de consumidores se mostram valiosos para fundamentar as decisões a serem tomadas.
Como você viu, existem diferentes tipos de recompensas, como descontos em produtos, acesso antecipado a novos itens ou serviços exclusivos. Em alguns casos, as estratégias fornecem até mesmo mercadorias gratuitas.
Porém, não basta agradar ao público — o programa de fidelidade precisa caber no orçamento da empresa. Portanto, a determinação das recompensas para fidelizar clientes deve considerar o custo delas e o valor que elas agregam à sua marca.
Portanto, as recompensas precisam ser atraentes o bastante para estimular o engajamento, mas também devem ser viáveis economicamente para a empresa. Além disso, os benefícios para o público necessitam oferecer um bom retorno sobre o investimento e ser escaláveis conforme o avanço do programa.
Quem pretende fidelizar clientes e vender mais pode encontrar uma grande aliada na tecnologia. Existem ferramentas que dão suporte à gestão de programas de fidelidade. Alguns exemplos são softwares de gestão do relacionamento com o cliente (CRM) e sistemas de coleta e gerenciamento de pontos.
Usar tecnologias para coordenar o programa de fidelidade e se comunicar com os clientes é uma forma de otimizar o processo. Outro ponto positivo é que os softwares ajudam na obtenção de dados valiosos para o monitoramento das ações de fidelização.
Após definir como o seu programa para fidelizar clientes funcionará, faça uma divulgação ampla. Ela permite que os consumidores tomem conhecimento das vantagens oferecidas.
Para difundir as novas estratégias do seu negócio, utilize os diferentes canais de comunicação da sua marca. As redes sociais, o site institucional e o e-mail marketing são algumas das opções para fazer uma divulgação eficaz.
Ainda, lembre-se de que todos os detalhes sobre o programa de fidelidade devem ficar claros nas comunicações. Entre as informações mais relevantes, estão as condições para participar, as recompensas existentes e as formas de alcançá-las.
Após o lançamento do programa para fidelizar clientes, cabe à marca acompanhar o desempenho da abordagem. A avaliação pode ser feita utilizando métricas como taxas de adesão, frequência de uso e impacto nas vendas.
Outras estratégias de monitoramento incluem recolher feedback dos participantes e aplicar pesquisas de satisfação. Essas são etapas relevantes para compreender a percepção do público sobre o programa e torná-lo cada vez mais atrativo.
A partir das informações obtidas no monitoramento do programa de fidelidade, a marca deve fazer uma avaliação cuidadosa sobre a estratégia. Nesse caso, a análise dos dados precisa considerar os pontos fortes e fracos das medidas adotadas.
Com base nisso, adapte o plano e mantenha análises periódicas dos resultados. Também é fundamental identificar as melhorias que podem ser trabalhadas, adaptando a abordagem para vender mais com o programa.
A medida permite aumentar a eficácia das estratégias para fidelizar um número progressivamente maior de clientes, impulsionando os resultados obtidos pela empresa.
Como você viu, ao desenvolver um programa de fidelidade, sua empresa tem a chance de atrair novos consumidores e criar relações duradouras com clientes fiéis. Elas podem resultar em um aumento contínuo das vendas e fortalecer a presença da marca no mercado.
Quer se manter atualizado sobre as diferentes estratégias que você pode implementar para impulsionar o seu negócio? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn!