5 Dicas para criar promoção durante período de Natal e Réveillon
01/12/2025
Ter contato com a história de empreendedoras de sucesso pode trazer inspirações para a sua própria trajetória. Veja qual é a importância disso!
O empreendedorismo representa transformar ideias em realidade por meio de soluções inovadoras. Porém, por muitos anos, empreender foi considerado uma atribuição tipicamente masculina, sem muito espaço para a história de empreendedoras de sucesso.
Mas o cenário está mudando. Conforme surgem novos casos de empoderamento feminino no mercado, é possível que mais mulheres se inspirem a buscar seus próprios sonhos nos negócios.
Neste artigo, você verá a importância de dar visibilidade para a história de empreendedoras de sucesso. Aproveite a leitura!
Qual é o panorama do empreendedorismo feminino no Brasil?
A tendência é que existam cada vez mais empreendedoras de sucesso no Brasil. Segundo estudo do Sebrae, em 2022, o país alcançou a marca histórica de 10,3 milhões de mulheres à frente de negócios.
O número representa 34,4% do total de empreendedores no país, aproximando-se do recorde de 34,8%, registrado em 2019. Na ocasião, houve um movimento de recuperação quase completa das perdas observadas durante a pandemia, quando o número caiu para 33,4%.
As mulheres têm se destacado principalmente no setor de serviços, seguido de comércio e indústria. Por exemplo, no segmento de serviços, elas representam 53% dos empreendedores — superando os homens.
Quais são os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras?
Mesmo com os números promissores, as mulheres ainda enfrentam obstáculos para atingir o reconhecimento e as oportunidades que estão ao alcance de seus colegas do sexo masculino.
Por exemplo, a dupla jornada é uma realidade para muitas empreendedoras, que equilibram responsabilidades profissionais com os cuidados domésticos e familiares. Assim, elas podem ter dificuldades para se dedicar em tempo integral aos negócios.
As mulheres empreendedoras também carecem de representatividade nesse segmento. Muitas vezes, elas não têm modelos de referência que compartilhem suas experiências e desafios — o que tende a limitar suas oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Além desses desafios, o empreendedorismo feminino enfrenta preconceitos e estereótipos de gênero. A consequência é um impacto na credibilidade das mulheres como líderes inovadoras — prejudicando suas oportunidades de negócios.
Por que compartilhar a história de empreendedoras de sucesso?
As histórias de mulheres de sucesso no empreendedorismo são uma fonte valiosa de inspiração e motivação para enfrentar desafios próprios da vida e da carreira.
A seguir, veja o que é possível aprender com diferentes mulheres empreendedoras do Brasil!
Superação de preconceitos
Zica Assis, fundadora do Beleza Natural, enfrentou preconceitos devido ao seu cabelo cacheado. Em vez de ceder às pressões sociais, ela usou a experiência para montar seu negócio bem-sucedido. Hoje, a empresa tem diversas linhas de produtos para cabelos crespos e cacheados.
Visão e desenvolvimento social
Luiza Helena Trajano transformou o Magazine Luiza de uma loja local em uma potência nacional. Além disso, ela fundou o grupo Mulheres do Brasil, que promove iniciativas voltadas para o desenvolvimento social por meio do empreendedorismo feminino e da educação.
Inovação disruptiva
Mariana Dias, cofundadora da Gupy, revolucionou o mercado de recrutamento e seleção com tecnologia de inteligência artificial. Ela percebeu uma carência por soluções eficazes no segmento e decidiu apostar em sua própria ideia para ser bem-sucedida.
Conforme mais pessoas têm contato com a história de empreendedoras de sucesso, há chance de que um efeito inspirador se espalhe. Assim, mais mulheres poderão decidir a favor de sua própria jornada e contribuir para um setor mais inclusivo e inovador.
Que tal se aprofundar no tema? Veja como as habilidades maternas podem impulsionar o empreendimento!

