Eventos de empreendedorismo podem ser de grande valor para destacar a presença e as conquistas das mulheres no mercado de trabalho. Entenda!
O número de eventos de empreendedorismo no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos. O cenário é um reflexo do aumento da quantidade de homens e mulheres que decidiram tirar suas ideias do papel e começar o próprio negócio.
Contudo, cabe observar que ainda existem barreiras nesse ambiente, em especial, para o público feminino. Afinal, esse mercado é predominantemente masculino — e muitas mulheres empreendedoras precisam superar diversos desafios para ter sucesso com suas empresas.
Uma forma de mudar a situação é destacar cada vez mais a presença e as conquistas de mulheres em feiras e eventos de empreendedorismo. Entenda por que neste artigo!
Segundo a pesquisa “Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022”, divulgada pelo Sebrae, havia mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras no país naquele ano. Vale ressaltar que o número é 30% maior em comparação com 2021.
Além desses dados, a GEM (Global Entrepreneurship Monitor) divulgou em um estudo que o Brasil está entre os 10 países com mais empreendedoras no mundo. Esses números permitem verificar a crescente participação do público feminino à frente de negócios.
Mas o que explica o fenômeno? Em diversas pesquisas sobre o assunto, muitas mulheres dizem que a falta de emprego foi um dos fatores que as levaram a empreender. Junto do desemprego, existe o desejo de fazer a diferença na sociedade com produtos ou serviços inovadores.
Há também outras circunstâncias que ajudam a entender o crescimento do número de mulheres empreendedoras. Por exemplo, é o caso de mudanças socioeconômicas, maior conscientização sobre diversidade de gênero e o aumento de incentivos governamentais.
Independentemente do motivo, observa-se que muitas mulheres têm conseguido conquistar seu espaço no mercado de trabalho, seja como empreendedoras ou líderes em empresas. No entanto, ainda existem desafios que precisam ser superados.
Alguns exemplos são:
Conforme você acompanhou, o panorama do empreendedorismo feminino tem melhorado no Brasil, mas ainda apresenta obstáculos. Uma forma de tornar o mercado mais democrático é destacar e valorizar o papel de mulheres em eventos da área.
Entenda a questão com mais detalhes!
A igualdade de gênero é um aspecto indispensável para uma sociedade mais inclusiva, sustentável e justa. Nesse contexto, destacar mulheres em eventos de empreendedorismo permite tratar da equidade, em especial no ambiente de trabalho.
Quando mulheres figuram em feiras e eventos, o talento feminino tende a ser mais reconhecido. Além disso, pode-se quebrar barreiras culturais que limitam o acesso desse público a oportunidades de negócios.
Como mencionado, historicamente, as mulheres enfrentam diversas barreiras para empreender, como acesso limitado a capital, redes de contato e oportunidades. Então ressaltar suas conquistas em eventos possibilita lidar com os obstáculos e criar um ambiente mais igualitário.
Inclusive, a participação de mulheres em feiras e eventos também contribui para o empoderamento feminino. A medida tende a fortalecer sua autoestima e capacidade de transformar vidas e a comunidade ao redor.
Outra razão para expandir a participação feminina em eventos de empreendedorismo é a representatividade. Afinal, quando há mais mulheres empreendendo e ocupando cargos de liderança em empresas, cria-se um ciclo positivo de apoio, visibilidade e inspiração.
Ao compartilharem suas histórias e trajetórias, empreendedoras, líderes e gestoras podem se tornar referências para outras mulheres e inspira-las a dar o primeiro passo. Por meio de palestras, por exemplo, elas têm a possibilidade de mostrar que há como superar barreiras e alcançar o sucesso no ambiente corporativo.
A representatividade feminina em eventos de empreendedorismo contribui para desconstruir estereótipos e preconceitos. Ainda, ela serve para mostrar que as mulheres têm habilidades, ideias e competências capazes de impulsionar o crescimento e a transformação do mercado.
Outro ponto é que a maior representatividade feminina proporciona um ambiente mais acolhedor e propício para o networking entre mulheres empreendedoras. Essas redes de apoio são essenciais para a criação de negócios e o desenvolvimento profissional.
A diversidade é um aspecto de grande valor para que empresas se tornem mais criativas, competitivas e inovadoras. Nesse sentido, destacar mulheres em feiras e eventos de empreendedorismo também é relevante, pois elas contribuem com ideias e pontos de vista diversos.
A presença de mulheres nessas ocasiões ajuda a enriquecer o ecossistema empresarial com uma variedade de perspectivas, experiências e abordagens para a solução de problemas. Além disso, ela pode colaborar com a criação de melhores produtos e serviços para os consumidores.
É válido mencionar que a presença feminina gera contribuições em termos de responsabilidade social. A razão é que muitos negócios liderados por mulheres costumam ter uma forte conexão com suas comunidades — buscando impactá-las positivamente.
Por fim, muitas mulheres são mais propensas a investir em setores que costumam ser negligenciados, como saúde, educação e sustentabilidade. Assim, tanto a empresa quanto seus colaboradores e clientes podem ser beneficiados.
Cabe ressaltar que o empreendedorismo feminino contribui para o crescimento da economia, a geração de empregos e muito mais. Inclusive, ele resulta em uma maior autonomia para mulheres.
Portanto, é fundamental investir em iniciativas, como feiras e eventos, que destaquem o papel feminino nos negócios. Por exemplo, a Finsol, junto da Omni, desenvolveu o programa Elas, voltado para oferecer soluções financeiras diferenciadas para mulheres empreendedoras.
Ficou mais claro por que é relevante destacar a presença e as conquistas de mulheres em eventos de empreendedorismo, certo? Mas quais seriam eles?
A seguir, veja uma lista com os principais eventos:
Eventos de empreendedorismo com participações femininas têm muito valor a agregar para o mercado de trabalho e para mulheres que desejam abrir o próprio negócio. Por essa razão, ações como essas devem ser mais valorizadas e incentivadas.
Gostou do artigo e quer se aprofundar na diversidade de gênero nos investimentos? Conheça as startups fundadas por mulheres!