Quem acompanha o programa “Shark Tank” busca inspiração para a jornada empreendedora. Conheça 5 lições presentes no reality show para usar no seu negócio!
O programa “Shark Tank”, voltado ao meio do empreendedorismo, é muito mais do que um reality show. Ele é uma verdadeira aula prática sobre como gerir negócios e atrair investidores. Durante os episódios, pequenos e grandes empresários apresentam suas ideias em busca de investimentos.
Ao expor seus projetos, esses empreendedores buscam conquistar os sharks — ou tubarões —, que são os investidores que encabeçam o programa. Caso se interessem pelas propostas, eles oferecem apoio financeiro e estratégico em troca de uma fatia do negócio.
Por essa razão, os capítulos oferecem emoção e muitas ideias que podem ser aplicadas no seu dia a dia. Conheça 5 lições que já foram apresentadas no “Shark Tank” e veja como praticá-las!
No “Shark Tank”, algumas das perguntas mais frequentes dos investidores são sobre os números do negócio.
Os investidores constantemente levantam questionamentos como:
Essas perguntas mostram a importância de entender como estão as finanças da sua empresa. Se você não sabe quanto entra e quanto sai, por exemplo, ou não realiza projeções, fica difícil tomar decisões ou convencer alguém a investir no seu negócio.
Os investidores procuram entender como cada participante em busca de investimentos planeja crescer. Assim, as perguntas feitas pelos sharks procuram estabelecer uma compreensão sobre como seus aportes serão utilizados.
Portanto, ter um plano de negócios serve como um guia para suas decisões. Desse modo, cada passo é calculado para chegar a um lugar desejado.
No “Shark Tank”, os empreendedores que conhecem o mercado em que atuam ganham pontos com os investidores. Isso inclui saber quem é o cliente ideal, quais são suas dores e como seu produto ou serviço resolve essas necessidades.
Essa lição serve para empreendimentos de qualquer área. Quanto mais você entender o comportamento e as preferências do seu público, melhores serão suas estratégias de comunicação e de vendas.
Os participantes do “Shark Tank” são, geralmente, apaixonados por suas ideias de negócio, o que é positivo. Porém, acreditar na empresa e nas estratégias não significa que os investidores aceitarão a proposta sem questionamentos. Por isso, saber ouvir críticas e ajustar a rota faz parte do crescimento como empreendedor.
No meio empresarial, nem sempre sua primeira ideia será perfeita. Portanto, escute os feedbacks dos seus clientes, parceiros e até dos concorrentes. Use essas informações para melhorar ou adaptar seu produto.
Durante o programa, os sharks frequentemente perguntam se o participante possui apenas uma linha de receita ou se a diversificou. O questionamento reflete a importância de ter mais de uma fonte de renda, importante para proteger o negócio em tempos de crise.
Como visto, o “Shark Tank” é uma fonte rica de inspiração para empreendedores. Por isso, ao assistir ao programa, você pode enxergar mais do que entretenimento — como as 5 lições vistas neste post que podem ser utilizadas na realidade do seu negócio.
As lições do “Shark Tank” podem ser úteis para a sua empresa. Se você gostou de conhecê-las, compartilhe este artigo nas redes sociais e inspire outros empreendedores!