
Vender muito não basta. Aprenda como calcular o lucro de produtos e descubra se eles, de fato, compensam para o seu negócio!
Saber como calcular o lucro de produtos é uma das tarefas mais importantes para quem empreende. Isso porque, mesmo com um bom volume de vendas, um negócio corre o risco de operar no prejuízo sem que o dono perceba, caso não haja clareza sobre os números.
Muitas vezes, empreendedores olham apenas para quanto vendem, mas se esquecem de colocar na ponta do lápis todos os custos envolvidos. A prática pode esconder resultados negativos e até comprometer a saúde financeira e a sobrevivência do empreendimento.
Confira neste conteúdo como calcular o lucro de um produto corretamente e entender se ele é rentável de verdade!
Descobrir se um produto é lucrativo é fundamental para evitar decisões erradas e manter o controle das finanças. Quando há clareza sobre os números, fica mais fácil ajustar preços, cortar gastos e melhorar a gestão.
Sem esse controle, você pode trabalhar muito, porém, sem enxergar resultados. Por outro lado, ter acesso ao lucro de cada mercadoria vendida permite que o seu empreendimento cresça com segurança e dure bastante tempo.
Esse cálculo ainda ajuda a manter o equilíbrio entre receita e despesa, planejar o futuro do negócio e até usar crédito de forma mais adequada. Mais do que vender, é preciso garantir que sobre dinheiro depois de pagar todas as contas, certo?
Para calcular o lucro do produto vendido, você deve conhecer quatro conceitos básicos:
Para fazer um bom controle de receitas e despesas, anote tudo, mesmo aqueles gastos pequenos. Essa organização facilita a gestão financeira e mostra se o produto de fato traz retorno.
Com as receitas, custos e despesas em mente, fica fácil entender a fórmula para calcular o lucro de um produto. Veja:
Lucro = Receita – (Custos + Despesas)
Siga esse passo a passo para fazer as contas:
Acompanhe um exemplo simplificado para aprender a fazer o cálculo!
Imagine que você possui um negócio de bijuterias e vende um colar a R$ 20. Esse é o custo para comercializá-lo: R$ 5 de material, R$ 2 de embalagem e R$ 1 de energia (estimado). Somando essas quantias, o gasto total com o produto é de R$ 8.
Logo, se o preço de venda é R$ 20, o lucro por unidade é de R$ 12, afinal:
Lucro = 20 – 8
Lucro = 12
Assim, o cálculo mostra se o produto é vantajoso e possibilita tomar melhores decisões de precificação, por exemplo. Vale ressaltar que, se o resultado for negativo, significa que o negócio opera com prejuízo.
Calcular o lucro de um produto não precisa ser uma tarefa complicada. Com organização, atenção aos gastos e controle sobre as finanças do negócio, você conseguirá descobrir essa informação em poucas etapas.
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