Tecnologia nas empresas: saiba mais sobre transformação digital e inovação nos modelos de negócio
18/12/2023O papel do microcrédito no combate à pobreza e na inclusão financeira de pequenos empreendedores
26/12/2023
Se você pensa em empreender e expandir seus horizontes no mundo dos negócios, vale a pena dar atenção para a internet. Em um mundo cada vez mais tecnológico, ignorar a crescente influência e o potencial lucrativo das vendas online em uma loja e-commerce pode ser um desperdício de oportunidade.
Nos últimos anos, o comércio eletrônico tem se tornado uma das principais tendências no cenário empresarial. Dessa maneira, investir na criação de um comércio eletrônico pode ser uma maneira interessante de empreender e fazer o seu negócio crescer.
Para eliminar eventuais questionamentos que você tenha sobre esse assunto, confira neste post por que investir em uma loja e-commerce e vendas online.
Boa leitura!
O que é um e-commerce e como funciona?
O termo e-commerce é uma forma reduzida para a expressão electronic commerce, ou comércio eletrônico. Trata-se da prática de comprar e vender produtos ou serviços por meio da internet.
O seu funcionamento tem semelhanças com uma loja física, mas o e-commerce existe no ambiente virtual. Nele, os clientes podem visualizar produtos, acessar catálogos, adicionar itens ao seu carrinho e realizar compras e pagamentos. Tudo isso sem precisar sair de casa.
Muitas plataformas de e-commerce oferecem uma infraestrutura completa para criar, gerenciar e promover uma loja online. Essa iniciativa costuma proporcionar uma experiência de compra segura e conveniente para os seus clientes.
Confirmado o pedido e processado o pagamento, basta enviar o produto ao cliente — seja por meio de uma transportadora privada, Correios ou entrega pessoal. Desse modo, seu funcionamento é consideravelmente simples e repleto de benefícios.
Por que as vendas online são uma ótima oportunidade de empreender?
Agora que você sabe o que é e como funciona uma loja e-commerce, vale entender por que as vendas online podem ser uma boa oportunidade para empreender. Um dos principais motivos de investir nesse tipo de negócio é o crescimento do número de consumidores virtuais.
Conforme uma pesquisa realizada pela Octadesk e Opinion Box, em 2023, 58% dos 2.088 entrevistados compraram mais pela internet do que em lojas físicas. Outro dado importante é que 85% desses consumidores fazem compras online ao menos uma vez por mês.
Os sites e lojas virtuais são os canais mais buscados para essa finalidade, atingindo 63% desse público. Ainda segundo o levantamento, entre os motivos da escolha desse tipo de loja pelos entrevistados, foram citados:
- preços mais baixos;
- praticidade de não sair de casa;
- promoções encontradas somente online;
- maior variedade de produtos.
Logo, ao investir nesse modelo de negócio, você tem a possibilidade de explorar todo esse crescente potencial de consumo. Com o surgimento de novas tecnologias, a tendência é que cada vez mais as pessoas busquem a comodidade e praticidade oferecida pelas vendas online.
Quais as vantagens de investir no comércio eletrônico?
O crescimento do setor é um bom motivo para a tomada de decisão de investir em um comércio eletrônico, mas há mais vantagens que podem ser consideradas ao planejar o seu empreendimento.
Veja algumas razões pelas quais as vendas online são benéficas para empreendedores!
Baixo custo inicial
Comparado a abrir uma loja física tradicional, iniciar um e-commerce geralmente requer um investimento menor. Você não precisa se preocupar com aluguel de espaço, decoração, móveis ou outras despesas fixas significativas.
Acesso global
Ao abrir uma loja virtual, você não fica limitado a uma região ou localização física específica. Isso significa que você pode alcançar um público global, o que ajuda a ampliar o seu mercado potencial, bem como as suas oportunidades de negócio.
Flexibilidade de horário
As vendas online permitem que você tenha um negócio mais flexível em termos de horários. Afinal, é possível operar a loja de qualquer lugar com acesso à internet. Além disso, em muitos casos, a automação de processos administrativos tende a economizar tempo.
Segmentação de mercado
Tendo um comércio virtual, você pode usar análises e ferramentas de marketing digital para entender melhor as preferências e comportamentos dos seus clientes. Dessa maneira, fica mais fácil direcionar suas estratégias de vendas de acordo com o seu público-alvo.
Escalabilidade
Em um e-commerce, existe maior flexibilidade para expandir suas operações ou ajustá-la a sua demanda, já que o gerenciamento dos dados da loja é mais simples. Esse aspecto torna o negócio escalável, facilitando a adição de novos produtos ao portfólio ou a exploração de outros mercados.
Como montar uma loja e-commerce?
Depois de conhecer as vantagens de investir em uma loja e-commerce, falta aprender como montá-la. Veja os principais pontos de atenção para quem deseja aumentar as chances de sucesso ao abrir uma loja virtual:
- planejamento: criar um plano de negócios é fundamental para abrir um comércio na internet. Nele, inclua as suas propostas, metas, estratégias, plano financeiro e operacional;
- pesquisa de mercado: identifique um nicho de mercado que tenha demanda e no qual você tenha interesse ou conhecimento. Ingressar em um ramo sem nenhum conhecimento prévio tende a não funcionar;
- escolha da plataforma: opte por uma plataforma de e-commerce reconhecida, confiável e que atenda às necessidades da sua loja. Também vale verificar as ferramentas de proteção e meios de pagamentos que ela disponibiliza;
- design e layout: crie um design atraente e intuitivo para a sua loja, garantindo que os clientes possam navegar facilmente, encontrar produtos e concluir compras sem dificuldades;
- precificação e catalogação: precifique os seus produtos considerando os custos envolvidos e a margem de lucro desejada. Crie um catálogo completo que apresente todos os itens, com fotos e descrição, para aumentar as chances de vendas;
- pense na logística oferecida: a entrega é uma parte essencial da jornada da venda para aumentar o nível de satisfação dos seus clientes. É interessante contar com diferentes opções, bem como mostrar uma estimativa de prazo razoável e conseguir cumpri-los.
Lembre-se de que cada etapa requer cuidado e pode influenciar o sucesso da sua loja virtual. Portanto, desde o planejamento até a entrega, foque na experiência do cliente e na otimização constante do seu e-commerce.
Conclusão
Ao chegar até aqui, você aprendeu o que é e como funciona uma loja e-commerce e poderá montar a sua. Ingressar no mundo das vendas online é uma forma de empreender ou ampliar o alcance do seu negócio, então não deixe de considerar essa estratégia.
Precisa de crédito para investir no seu pequeno comércio ou abrir uma loja virtual? Confira todas as soluções disponibilizadas pela Finsol!


