Você já ouviu falar em empreendedorismo sênior? Saiba mais sobre o assunto e conheça as oportunidades para quem começa depois dos 50!
O empreendedorismo sênior pode ser uma ótima oportunidade para pessoas acima dos 50 anos. Por meio dele, profissionais experientes têm a possibilidade de começar um negócio e atender a diferentes demandas e necessidades da sociedade.
Essa é uma alternativa tanto para quem busca um dinheiro extra, para complementar o orçamento, quanto como uma fonte de renda principal. Em muitos casos, ela também é uma forma de superar a dificuldade de conseguir um emprego e de se recolocar no mercado de trabalho.
Ao longo deste conteúdo, saiba mais sobre o empreendedorismo sênior e veja as possibilidades para quem tem interesse em começar um negócio depois dos 50!
Nos últimos anos, o número de pessoas acima dos 50 anos que decidiram empreender cresceu bastante no Brasil. De acordo com o estudo “Empreendedores 50+, o Futuro do Brasil”, em 2022, a população com mais de 55 anos representava mais de 30% do total de empreendedores no país.
Esse crescimento pode estar relacionado a alguns motivos, como:
Além desses pontos, empreender depois dos 50 é uma forma de se manter ativo e até mesmo de gerar empregos para outras pessoas da comunidade — o que é relevante para a economia.
Existem diversas oportunidades para quem deseja empreender depois dos 50 anos. Setores como o de alimentação, serviços automotivos, artesanato, costura, beleza, bem-estar e educação costumam ser opções interessantes para esse público.
Além disso, outras possibilidades para explorar são serviços de assessoria, consultoria e mentoria. Afinal, com a experiência profissional que tem, a população 50+ pode ajudar e orientar pessoas no mercado de trabalho em diferentes aspectos — vendas, marketing, contabilidade etc.
Como você viu, há diferentes oportunidades em relação ao empreendedorismo sênior. Mas como começar um negócio, na prática?
Para esse objetivo, considere as dicas a seguir!
O primeiro passo para empreender depois dos 50 é focar em áreas que são do seu interesse. A razão é que, quando você trabalha com o que gosta, tudo fica mais leve — sem contar que a sua dedicação e o seu envolvimento tendem a ser maiores.
Nesse ponto, pergunte a si mesmo: “o que eu faria com prazer todos os dias?”. Reflita sobre isso para estruturar o seu negócio.
Outra dica para empreender, seja aos 50 anos ou qualquer outra idade, é fazer um planejamento adequado. Isso significa realizar análises, estudos e projeções para entender a viabilidade e o potencial do negócio.
Você deve pensar no que será vendido, para quem, quanto será cobrado por cada produto ou serviço, quais os custos envolvidos e como pretende divulgar o negócio. Um bom planejamento ajuda a evitar surpresas e a tomar decisões com mais clareza.
Vale a pena começar investindo em negócios com um custo inicial mais baixo, afinal, você está começando. O empreendedorismo sênior, como qualquer outro, é um processo que leva tempo para se consolidar — então vá aos poucos.
Mais uma possibilidade é investir em uma franquia. O principal motivo é que ela oferece um modelo pronto, além de suporte e treinamentos. Dessa forma, você não precisa iniciar tudo do zero e ainda conta com a ajuda de profissionais, o que contribui para reduzir os riscos.
Normalmente, profissionais acima dos 50 anos têm uma ampla rede de contatos — de vizinhos e amigos a clientes e fornecedores. Sendo assim, vale a pena considerá-los como parte do processo de empreendedorismo.
Esses contatos construídos ao longo da vida costumam ser úteis de diferentes formas. Eles podem dar dicas, fazer indicações, comprar os seus produtos ou serviços etc.
Profissionais 50+ costumam ser conhecidos por sua experiência e maturidade. Porém, isso não elimina a necessidade de aprender. Se você tem interesse em empreender, é fundamental investir na sua capacitação, seja por meio de cursos, livros, artigos ou eventos.
Com esse investimento, você pode aprimorar os seus conhecimentos, desenvolver novas habilidades e se tornar um profissional mais preparado. Essa é uma característica crucial para quem deseja ter um negócio de sucesso.
Inclusive, ao buscar capacitação contínua, você pode encontrar maneiras de inovar e se diferenciar da concorrência com mais facilidade.
Tenha em mente que empreender não é uma tarefa simples. Ela exige muitos estudos, análises e a chamada “mão na massa”. Portanto, dedique-se e se comprometa a fazer dar certo, mesmo diante de obstáculos.
Para empreender, é preciso dinheiro, certo? Porém, nem sempre as pessoas têm a quantia suficiente para o que necessitam. Nesse contexto, uma solução válida para conseguir recursos é contar com o microcrédito produtivo orientado.
Essa é uma alternativa que não envolve apenas o empréstimo, mas também a orientação especializada para ajudar você a usar o dinheiro recebido da melhor forma possível. A Finsol, por exemplo, é uma empresa que trabalha com esse tipo de crédito.
Com as informações deste conteúdo, você conferiu cenários e oportunidades sobre o empreendedorismo sênior no Brasil. Caso se enquadre nesse grupo de profissionais com mais de 50 anos e queira começar um negócio, considere seguir as dicas apresentadas.
Quer apoio financeiro e consultivo para tornar o seu projeto de empreendedorismo realidade? Conte com as soluções da Finsol!