
Você oferece desconto à vista em seu comércio? Entenda mais sobre essa estratégia, além de ver os seus benefícios e pontos de atenção!
Você costuma oferecer desconto à vista em seu estabelecimento? Essa é uma estratégia comum no mercado e até mesmo requisitada por alguns consumidores. Mas, antes de baixar os preços dependendo da forma ou prazo de pagamento, você precisa considerar alguns aspectos.
Vale a pena entender quais são as vantagens e os pontos de atenção da abordagem. Dessa forma, fica mais fácil colocá-la em prática em uma estratégia eficiente.
Quer saber mais sobre como aumentar as vendas oferecendo desconto à vista? Continue a leitura e descubra as principais informações a respeito!
Primeiramente, você deve saber o que a legislação diz sobre os descontos em estabelecimentos. A Lei N. 13.455/17 autoriza os negócios a diferenciarem os preços conforme o prazo e a forma de pagamento.
No entanto, o lojista tem que deixar esses descontos visíveis ao consumidor. Ainda, o comerciante não é obrigado a oferecer redução de preços para pagamentos à vista — essa é uma escolha de cada empreendimento.
Depois de saber que as empresas podem oferecer desconto à vista, é hora de considerar as vantagens dessa estratégia. Uma das principais razões para a prática é reduzir os custos com as taxas do cartão de crédito.
As operações feitas nesse meio de pagamento geram gastos adicionais capazes de afetar o pequeno empreendedor. Logo, receber em dinheiro ou Pix pode ajudar a minimizar cobranças extras.
Essa ainda é uma forma de melhorar o fluxo de caixa e o capital de giro. Afinal, a empresa recebe o montante da venda imediatamente, sem precisar esperar os prazos das operadoras de cartão ou dos boletos bancários.
Oferecer desconto à vista também contribui para reduzir a inadimplência, já que os parcelamentos trazem o risco de não receber corretamente. Desse modo, o estímulo ao pagamento à vista diminui essa possibilidade.
Mais um ponto é que as condições vantajosas da alternativa estimulam o cliente a comprar novamente no estabelecimento. A percepção de que a empresa proporciona bons negócios tende a fortalecer o relacionamento com o público e a construir uma base de clientes mais fiel.
Apesar dos aspectos positivos, é importante ter alguns cuidados na hora de oferecer os descontos para não prejudicar os resultados do negócio. Em primeiro lugar, a empresa deve definir um percentual que não comprometa a sua rentabilidade.
A redução precisa ser atraente para o cliente, mas sem afetar a margem necessária para a sustentabilidade do estabelecimento. Para isso, é fundamental calcular o impacto do desconto no custo do item e garantir que o lucro continue viável.
Adicionalmente, a empresa deve apresentar com clareza as regras para a vantagem. O ideal é exibir os preços originais e promocionais de maneira bem visível, garantindo que o cliente compreenda a diferença entre as formas de pagamento.
Com esta leitura, você conheceu as vantagens e os cuidados ao oferecer desconto à vista em seu estabelecimento. Essa é uma estratégia que pode ajudar a melhorar as vendas e a gestão financeira, mas vale ter um bom planejamento para evitar prejuízos.
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