As datas sazonais podem representar oportunidades para aumentar as vendas e atrair mais clientes. Confira 8 dicas para aproveitá-las!
Datas sazonais, como a Black Friday e o Natal, costumam ser ótimas oportunidades para negócios venderem mais. Afinal, em ocasiões como essas, as pessoas estão mais propensas a fazer compras para si mesmas ou para presentear alguém.
Por esse motivo, se você tem uma loja ou outro tipo de empreendimento, é crucial saber como aproveitar essas datas. Além de aumentar as suas vendas e o seu faturamento, elas permitem conseguir mais clientes, que podem voltar a comprar do seu negócio mais vezes.
Quer descobrir como aproveitar o calendário comercial com eficiência? Continue acompanhando a leitura e confira 8 dicas essenciais para impulsionar as vendas em datas comemorativas!
Em primeiro lugar, é importante conhecer as datas comemorativas que podem ser aproveitadas pelo seu negócio ao longo do ano.
As principais são:
Existem outras ocasiões mais específicas que podem ser aproveitadas pelos negócios. É o caso do Dia do Frete Grátis, Dia do Orgulho Nerd, Festejos Juninos, Dia do Amigo, Dia dos Avós e Semana do Brasil.
Agora que você sabe quais são as principais datas comemorativas para vender, é hora de conhecer as dicas para aproveitá-las da melhor maneira possível.
Confira 8 ideias!
Para que campanhas sazonais gerem bons resultados, é preciso planejamento. Sem ele, as suas ações correm o risco de não surtir o efeito desejado e o seu negócio ainda pode ter problemas, como falta de estoque e reclamações de consumidores.
Para evitar esses e outros contratempos, prepare-se com certa antecedência — pelo menos dois meses antes de uma data sazonal. Dessa forma, você tem tempo para pensar bem em cada ação e se planejar para elas do ponto de vista estratégico, logístico e de atendimento.
Datas comemorativas costumam mexer com as emoções dos consumidores, então trabalhe isso a seu favor para criar campanhas temáticas. Para a tarefa, você tem a opção de usar frases criativas e panfletos, além de uma comunicação personalizada, conforme o sentimento da ocasião.
Por exemplo, no Dia das Mães, as suas campanhas podem ser baseadas em carinho e afeto. Já no Dia dos Namorados, em sentimentos ligados ao amor e à paixão, enquanto no Dia das Crianças dá para criar ações e estratégias que envolvem diversão e brincadeira. O importante é usar a criatividade.
Quando se fala em datas sazonais, os consumidores já esperam ofertas, promoções e condições especiais — principalmente na Black Friday e Cyber Monday. Logo, procure oferecer descontos estratégicos aos consumidores — eles são um dos principais atrativos para compras.
Cabe ressaltar que você não deve baixar os preços de qualquer forma. O ideal é pensar em descontos que possam colaborar para o aumento do ticket médio do negócio ou para vendas de produtos que têm pouca saída.
Algumas estratégias nesse sentido são:
Seja físico ou virtual, é interessante que o seu negócio entre no clima de cada data sazonal. Por esse motivo, procure personalizá-lo e decorá-lo com itens ligados às ocasiões em questão. A medida ajuda a chamar a atenção, valorizar os produtos e envolver os consumidores emocionalmente.
Em estabelecimentos físicos, por exemplo, dá para usar cartazes, balões e outros itens decorativos. Já em negócios online, é possível personalizar o site e as redes sociais com publicações e elementos que remetem à data.
Também vale a pena usar as redes sociais para aproveitar as datas sazonais. Por meio delas, você pode publicar posts temáticos, divulgar promoções e descontos, realizar enquetes e fazer outras ações que atraiam os consumidores.
Se bem usadas, as redes sociais tendem a ser grandes aliadas dos negócios. Elas possibilitam mais engajamento, interação e relacionamento com as pessoas — ajudando a resultar em mais negócios.
Outra dica fundamental para aproveitar as datas sazonais é oferecer um atendimento de qualidade, seja online ou presencial. Especialmente nessas ocasiões, os consumidores esperam atenção, suporte e agilidade dos negócios de que compram.
Por esse motivo, você e seus funcionários devem prestar um bom atendimento. Isso significa receber bem cada consumidor, tirar suas dúvidas com paciência e fazer sugestões de forma educada e respeitosa. Esses cuidados melhoram a experiência dos clientes, facilitando sua conquista e fidelização.
De pouco adianta seguir todas as dicas anteriores se, na hora da venda, faltarem produtos. Além de não resultar em vendas para o seu negócio, a situação tende a prejudicar a experiência dos clientes.
Portanto, durante o seu planejamento, é primordial preparar o estoque do seu negócio de maneira adequada. Assim, há como atender ao que os consumidores buscam e evitar que eles procurem produtos ou serviços na concorrência.
Nem sempre os negócios têm o capital de giro necessário para fazer tudo o que gostariam em datas sazonais — inclusive, para reforçar o estoque. É aí que entra o suporte da Finsol, oferecendo crédito produtivo e orientado para empreendedores.
Com o crédito da Finsol, você consegue reforçar o seu estoque, investir em divulgação e muito mais, transformando cada data comemorativa em oportunidades de negócios.
As datas sazonais podem trazer ótimas chances de negócios venderem mais e melhorarem seus resultados. Se você possui um empreendimento, procure aproveitá-las seguindo as 8 dicas apresentadas neste conteúdo.
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